terça-feira, 10 de abril de 2007

como cultivar orquideas



Orquídeas uma Paixão para Todos

ESCOLHER A PLANTA ADEQUADA PARA O SEU AMBIENTE E O LOCAL ONDE COLOCA-LA.CUIDADO COM EXCESSO DE ÁGUA e VENTO.
.(Laelias , Dendrobiuns, Cattleias , Odontocidiuns e Oncidiuns)(Laelias ,Cattleias ,Oncidiuns , Vandas e Dendrobiuns)(Phalaenopsis e Paphiopediuns).
.Vasos e Potes : Uso tanto vasos plásticos como de cerâmica com sucesso em ambos .Orquídeas em geral não gostam de vasos grandes ,estes devem ter tamanho suficiente para dois anos de crescimento que é em geral o tempo de decomposição do substrato.Vasos menores retém menos umidade logo dificultam o apodrecimento das plantas , mas necessitam que haja uma rega mais freqüente.
Meio de Cultura : SEMPRE COLOCO PEDRAS OU CACOS DE CERAMICA NO FUNDO DOS VASOS para acelerar a drenagem da água .NUNCA DEVE-SE PLANTAR ORQUÍDEAS EM TERRA a não ser as terrestres que são mais raras. Orquídeas são epífitas , isto é vivem sobre outras plantas mas não danificam as plantas suporte.As orquídeas emitem as raízes para fora dos vasos ,estas não devem ser colocadas para dentro ou cortadas pois as raízes retiram umidade e alimento do ar.
Temperatura e Luminosidade : A temperatura é agradável a você ? Então também é agradável a suas orquídeas.Existem orquídeas que resistem mais ao calor e outras que resistem mais ao frio há algumas que só florescem se houver uma temperatura mais fria durante um certo período do ano (Cymbidiuns) aí está o fato de se escolher a s plantas adequadas ao seu ambiente pois se houver frio ou calor em excesso e pouca luminosidade as plantas podem até se desenvolver porem não florescem.Em dias muito ensolarados toque nas folhas de suas plantas se estiverem muito quentes coloque-as mais a sombra.Uma planta que se desenvolve razoavelmente porem não floresce coloque-a progressivamente em local mais iluminado.
Rega :.Coloco o dedo no meio de cultura , se estiver seco dou água se estiver úmido aguardo .Existem alguns sintomas de ressecamento das plantas que podem ser observados , principalmente enrugamento de bulbos e folhas . Se este for o caso aumente a freqüência de rega e umidade do ambiente.Se o ambiente estiver muito seco existem algumas providencias para aumentar a umidade. Coloque plantas em torno das orquídeas , principalmente plantas que gostem de muita água como samambaias ; umedeça o chão no meu caso o gramado , coloque as plantas em um prato com pedregulho e água mas certifique-se de que a planta não fique em contato com a água pois as raízes apodrecerão.
Adubação : Orquídeas como qualquer ser vivo necessita alimento . Na natureza ela retira os alimentos do sol , ar da chuva , do ambiente que as cercam desta forma pode-se perceber que a quantidade de nutrientes que são necessários para a vida de uma orquídea são muito pequenas ,mas em ambiente de cultura é necessário suprir essas necessidades..
Inseticidas: Não uso inseticidas. Quando percebo que alguma planta está infectada lavo-a com água e sabão neutro e afasto-a das outras até que esteja sadia novamente.
Mudas e replantio: Normalmente faço as mudas durante o replantio ou quando parte da planta sai para fora do vaso.Replanto somente quando o substrato esta amolecido (podre) e a planta apresenta um broto novo . Aproveito então para dividir a planta em várias outras sendo que cada uma deve ter no mínimo 3 bulbos e pelo menos uma folha.Lavo a planta com água e sabão corto todas as raízes escuras (mortas) coloco pedras ou cacos no fundo do vaso ,coloco a planta sobre as pedras com o novo broto posicionado no centro do vaso e cubro as raízes com o substrato (xaxim ou sphagnun). Se necessário coloco uma estaca para manter a planta firme até que cresçam as novas raízes.Assim preparada a planta é colocada de novo no mesmo lugar.
Floração: Nada mais estimulante do que ver sua orquídea florir após um ano de espera.Normalmente florescem uma vez ao ano.Na época de floração coloca-se pequenas estacas para manter as flores em posição mais vistosa.Eu levo-as para dentro de casa onde em geral permanecem floridas por semanas.
geovisit();
fonte: retirado e adaptado de www.geocities

Nenhum comentário: